20131106

A ilha da mão esquerda, Alexandre Jardin

Nada lhe parecia mais detestável do que o pronto-a-vestir do pensamento que criava bolor no cérebro dos bons alunos.

... um mundo às avessas onde tudo está direito, uma sociedade de canhotos!

a velha banheira se esvaziava formando um turbilhão cujo sentido era oposto àquele que tinham podido observar em Inglaterra...

... os homens nasciam para cuidar do seu relvado, beber chá com um pingo de leite, jogar brídege ou para se entregar às alegrias do críquete, mas de certeza que não era para amar uma mulher!

Jeremy praticava uma medicina particular (...) a pêra de clister, o bismuto e a penicilina todos juntos não valiam um capítulo de D.H. Lawrence, por muito que isso desagradasse a Fleming.

Quem nunca conviveu com essas terras austrais não pode conhecer a felicidade completa que existe em estar longe, longe da prodigiosa animosidade dos Brancos engravatados das cidades - (...) ocupados como estão a usar-se sem ternura e a medir-se uns aos outros -, longe das paixões artificias que são o ópio das grandes capitais europeias, dos cálculos da vaidade (...) Que prazer estar (...) longe das monstruosas decisões arbitrárias do mercado de trabalho, longe dessa sociedade ébria que estabelece preliminares para a felicidade, e que, incessantemente, procura distrair-nos da intimidade que poderíamos manter com nós próprios.

... os Canhotos de Porto Esperança empenhavam-se (...) em reanimar palavras asormecidas no fundo dos romances, em reajustar expressões que haviam caído em desuso, pois sabiam que sempre que uma palavra morre é um sentimento que deixa de existir, que quando a língua se corrompe é a arte de falar de amor que fica debilitada (...)

...desenha uma casa que vos permita serem mais livres e estarem melhor juntos...

... momento de emoção inglesa, um daqueles instantes em que se sentia que todo o seu sangue se transformava em chá, com um pingo de leite.

... o amor não é constituído pelo objecto sobre o qual se projecta, mas sim pelo talento que o coração tem de se encher quando se dá (...)

Normalmente as palavras ou dizem demasiado, ou são insuficientes;...

A imagem de Charlotte flutuava no seu espírito. Que amante! com que talento ela o havia posto de pantanas durante uma noite inteira... (...) Que traseiro real!

... uma engenhosa máquina de cobre destinada a acalmar o seu ciúme crónico, (...) que funcionava a energia eólica, uma  bomba de esperma  com as dimensões exactas do seu sexo que lhe permitia esvaziar os testículos com eficácia, nos dias em que os seus vivos apetites sexuais excediam os de Emily.

... um estranho aparelho de que se servia para ginasticar o dedo médio da mão esquerda, cuja prodigiosa habilidade em certas carícias íntimas Emily apreciava; o mesmo aparelho (...) empregue para fazer praticar halterofilia à sua língua, pode imaginar-se com que finalidade.

E, meu Deus, o que poderá haver de mais importante para um homem do que fazer uma mulher desfrutar? do seu corpo, e dela própria!

... por que é que os homens esquerdinos, esses, não tinham medo das mulheres?

Na Europa, os esposos não prometem grande coisa um ao outro, à excepção de se suportarem até que a morte os separe, de não pecarem demasiado com a vizinha e de aceitarem lançar-se na procriação, sem regatear os prazos;...

Nunca o amara tanto, com amor, sim, e não com essa moeda pequena que designamos por paixão.

... o número de pessoas a usar óculos; em Londres, os olhos pareciam já não querer ver claramente aquela realidade. Na Ilha de Helena, raros eram os que se protegiam da vida atrás de uns vidros.

Todo aquele povinho de destros que se apressava nas brumas invernais teria sem dúvida aceite passar através de um espelho, para voltar a colocar a sua existência às dirteitas,...

... ela não tinha autorização para sair sozinha à noite, (...) E tinha que prestar à sua cara-metade explicações (...) sobre as mais pequenas despesas que fazia (...) O amor policiado!

Os homens provêm do estrume, isso é indiscutível; ao passo que as mulheres, essas, são diferentes.

Poderá alguém habituar-se a um Inverno perpétuo?

Na ilha dos Canhotos, o luto era outra história de amor, talvez a mais bela.

Sem comentários: